Projeto ID Bairro Sao Paulo - Bom Retiro

id-bairro
Projeto internacional de arte urbana de longa duração, com vasta trajetória implicada com criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas no contexto espanhol, realizou sua primeira inserção no Brasil em outubro de 2010, propondo a atuação em rede como uma plataforma de aproximação entre instituições, agentes locais e extra-locais para operar culturas de proximidade. O id-bairro SP#02 se configura como práticas performativas do espaço público por meio de ações artísticas - realização de percursos fotográficos, videográficos, intervenções urbanas e deambulações que buscam mapear, articular e promover o intercâmbio multicultural e a participação da população em torno do patrimônio cultural do bairro do Bom Retiro, tendo como foco as relações interculturais e dinâmicas locais.

Uma iniciativa de Ramom Parramom com curadoria de Lilian Amaral.A partir de conceitos que redefinem a Arte Pública na atualidade, convidados apresentam suas idéias e experiências como campos de prática artística e desenvolvem projetos em diversas linguagens.
http://www.culturaespanha.org.br/agenda/sao-paulo/458/id-bairro-sao-paulo-sp02/ 
Site coletivo do Projeto:
Realização
Governo de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Centro Cultural da Espanha e Oficina Cultural Oswald de Andrade




                                 
Histórias Verdadeiras 
Projeto áudio visual - comunicação e memoria



O projeto tem como principal foco, reativar o olhar para novas significações do fenômeno humano. O falante “cria” e o ouvinte “ficciona”, através de “histórias verdadeiras”, contadas por moradores do bairro e compartilhadas em diferentes dispositivos, poderemos observar singularidades culturais que vivenciam o bairro. O multiculturalismo em forma de potencia e o intercâmbio cultural. 

O que nos interessa é a narrativa “viva”.
O objetivo do trabalho é registrar “histórias verdadeiras” como: mitos, lendas e recordações pessoais, contadas por diversos protagonistas de diferentes grupos étnicos do bairro. Compartilhar essas narrativas através de dispositivos, possibilita perceber elementos para identificação ou diferenciação de idéias de representação de mundo. Operar no processo de dinamização cultural e disseminação de códigos sociais é compartilhar o território através do olhar.
Qual a relação da cultura hegemônica? Qual o nosso lugar social e nossa posição na fala? Onde se fundam e se justificam os diferentes tipos de comportamento e as atividade do homem? 
Blog do projeto: http://idhistoriasverdadeiras.blogspot.com/