Estréia: Fome de Noticia









 Fome de Notícia de Evaldo Morcazel
Sinopse: Um casal de classe média exorciza o tédio e a crise do casamento nas tragédias cotidianas dos jornais. Com jogos perversos inspirados na linguagem do noticiário, o casal tenta encontrar o último alento para o seu amor. O espetáculo faz uma crítica à mídia contemporânea.

Este projeto teve sua gênese em Maio de 2010, quando Antônio Araujo convidou seu então assistente de direção - no espetáculo Bom Retiro 958 metros - , Maurício Perussi, para dirigir uma leitura encenada do texto inédito de Evaldo, dentro do Ciclo de Leituras Dramáticas do Teatro da Vertigem.
A realização da leitura encenada obteve êxito e gerou a parceria entre o núcleo de artistas que hoje compõem o V.AG.A* vontade de aglomeração artística Maurício Perussi, Sofia Boito, Marco Biglia, João Attuy, Grissel Piguillem, Amanda Antunes e Miguel Caldas -  e Evaldo Mocarzel, culminando na estreia do espetáculo no Centro Cultural São Paulo.
Evaldo Mocarzel, documentarista e dramaturgo de larga experiência jornalística, que foi editor do Caderno 02 do Estado de São Paulo, transforma em Fome de Notícia, todo seu conhecimento dos bastidores da mídia impressa em diálogos e ações teatrais. Sua trajetória como dramaturgo ainda compreende os textos É o Bicho! A Ordem Natural das Coisas, Tragicomédia de um Homem Misógino, Satyricon e Kastelo. Como documentarista Evaldo mantém uma íntima relação com as artes cênicas, tendo registrado os processos criativos dos principais grupos de pesquisa de São Paulo e dirigido o documentário Teatro Contra a Barbárie, sobre os 10 anos da Lei de Fomento ao Teatro.
Maurício Perussi destacou-se como aluno de direção de Antonio Araújo na Universidade de São Paulo e integrou a equipe do Teatro da Vertigem como assistente de direção em 2009, acompanhando o processo de montagem do espetáculo Bom Retiro 958 metros até sua estreia e temporada em 2012. Além de trabalhar na equipe de criação desse projeto, integrou também, como diretor, o Ciclo de Leituras Dramáticas (2010) e o Projeto Novos Encenadores (2011).
Partindo dos conflitos amorosos de um apático casal de classe média paulistana, que exorciza o tédio do casamento nas tragédias cotidianas dos jornais, a peça Fome de Notícia pretende refletir sobre a passividade social e o conservadorismo presentes, atualmente, na cidade de São Paulo. Um casal em crise que vende a morte de seu amor no intuito de virar notícia é a principal metáfora criada pela peça para ilustrar os tempos de exposição midiática, espetacularização da vida privada e descaso com a vida pública em que vivemos.
Para articular essas ideias, a encenação se pauta no registro tragicômico e no efeito do cotidiano estranhado, sobrepondo alguns elementos da vida cotidiana com signos de estúdios de televisão e do noticiário. O que se pretende é partir dessa confusão entre o privado e o público para dar forma a um ato sacrificial contemporâneo: tão cruel como o noticiário sensacionalista e tão banal como as mensagens publicadas nas redes sociais da internet.
Centro Cultural lança dramaturgia inédita na estreia do espetáculo
Como parte do projeto de publicação de autores brasileiros inéditos, o Centro Cultural São Paulo lança a peça de Evaldo Mocarzel na estreia da montagem, dia 06 de setembro. Durante a temporada o público assistirá ao espetáculo e levará para casa a peça do autor. No mesmo projeto o CCSP lançou no início do ano a dramaturgia de  Ensaio sobre a queda, de Carlos Canhameiro.
Trecho da apresentação de Beth Néspoli para Fome de notícia:
“Diversas são as portas de entrada e veredas para o percurso de qualquer espectador/cidadão afetado pelas novas dinâmicas de circulação da arte e do conhecimento neste início de século, tempo de mercantilização de ideais e de poderes difusos. Um deles, o chamado quarto poder, a mídia, ganha relevo nesta peça assim como os embates de um par amoroso, temas tratados num movimento poético expressionista e caro a Mocarzel: a criação de situações que levam ao desvelamento de zonas sombrias do humano”.

Serviço: Fome de notícia, Texto: Evaldo Mocarzel. Direção: Maurício Perussi. Com: João Attuy, Marco Biglia e Sofia Boito. Direção de arte: Amanda Antunes. Iluminação: Grissel Piguillem. Sonoplastia: Miguel Caldas. Figurinos: Bárbara Wada. Duração: 60 min. Classificação etária: 16 anos. Local: Centro Cutural São Paulo Espaço Cênico Ademar Guerra. De 06/09 até dia 29/09 sexta e sábado às 21h e domingo às 20h. Ingressos a R$ 20,00. Lotação: 80 lugares